Como observar e entender as Teorias da Personalidade?
O que é perfil comportamental?
Perfil comportamental é uma espécie de mapeamento usado para entender as posturas e reações de pessoas mediante determinados estímulos. Ou seja, é uma maneira de compreender a reação do em situações de eventual pressão.
Para que serve o perfil comportamental?
Ele é uma forma de detectar aptidões, encontrar os gatilhos corretos que promovam mais motivação e engajamento. Além disso, pode trazer mais conhecimento estratégicos para que lideranças possam tomar decisões mais assertivas.
Ao observar as pessoas no dia a dia, é fácil perceber o quanto elas são diferentes. Nas grandes cidades, isso fica ainda mais notório. As Teorias da Personalidade auxiliam na compreensão de que cada ser humano é único e diferenciado, porém apresenta também semelhanças e padrões observáveis em diversos outros indivíduos.
Segundo o Dicionário Michaelis Online, a palavra comportamento se refere a um “conjunto de atitudes que refletem o meio social; forma de proceder”. Esse significado tem tudo a ver com o assunto que estamos tratando, afinal, cada indivíduo reage de maneira diferente, a depender da sua personalidade.
Fatores Disc
O Disc mede comportamentos relativamente fáceis de serem percebidos. É possível identificar os fatores mais altos e mais baixos de alguém apenas observando como gesticula, anda, fala, negocia e expõe suas opiniões, e também como reage às críticas ou aos elogios.
Dominância – É o fator do controle e da assertividade, indica como você lida com adversidades e desafios.
Influência – É o fator da comunicação e sociabilidade, indica como você lida com pessoas e as influencia.
Estabilidade – É o fator de equilíbrio, empatia e lealdade, indica como você lida com mudanças e estabelece seu ritmo.
Conformidade – É o fator da estrutura, do detalhe e do fato, indica como você lida com regras e procedimentos.
Quais são os tipos de perfis comportamentais?
Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.
Comunicadores
Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonia, mas têm boa capacidade adaptativa. Esse tipo de perfil tem aptidão na comunicação e passa de um assunto a outro com rapidez. Além disso, gosta de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia.
Confira outras características dos comunicadores:
- Precisam do contato interpessoal
- Não gostam de passar despercebidos;
- São amigos de todos e atuam melhor em equipe;
- Costumam ser vaidosos e admiram sua projeção pessoal e social.
- São imaginativos e têm sentimento artístico
- Apresentam rapidez e agilidade nas suas atitudes.
Executores
Os executores são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Além disso, são trabalhadores, têm uma enorme disposição física e demonstram muita determinação e perseverança.
Ainda, pessoas desse perfil tendem a ser muito competitivas, realizam suas tarefas de forma rápida e focadas em resultados!
Planejadores
Os planejadores são calmos, tranquilos, cuidadosos e autocontrolados. Gostam de rotina e atuam conforme normas e regras estabelecidas, por isso, sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas.
Além disso, são flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores e passivos.
Em situações emergenciais, agem com tranquilidade. O perfil planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere ter fácil relacionamento.
Analistas
Os analistas são preocupados, rígidos, porém, calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente, são indivíduos calados e retraídos. A grande desvantagem é que são pessimistas.
O perfil analista é caracterizado por:
- Qualidade e exatidão no que fazem;
- Apreço pela excelência e, por isso, são muito rigorosas consigo mesmas;
- Habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida, mas preferem atuar com estímulo dos demais.
- Maior lentidão nas entregas, demandando paciência e jogo de cintura dos gestores;
- Gosto por estudar e aprender coisas novas, pois precisam entender o que estão fazendo antes de qualquer coisa;
- Propensão de se recolherem em situações de conflito e estresse, preferindo buscar mais conhecimento sobre a questão antes de colocar qualquer opinião em discussão.
No dia a dia das empresas, geralmente, é o tipo de colaborador leal e comprometido com o trabalho, já que são intuitivos, curiosos, com inteligência verbal. Observam as oportunidades e apresentam soluções momentâneas para problemas urgentes.
Por que mapear os perfis comportamentais dos colaboradores?
O perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências relacionadas às atitudes das pessoas, ou seja, é possível detectar suas aptidões e, ainda, como elas reagem diante de diferentes situações.
Assim, a aplicação do perfil comportamental garante mais assertividade para as estratégias da empresa, impactando positivamente em todas as áreas. É possível usar o mapeamento em vários subsistemas da gestão de recursos humanos. Confira agora as explicações sobre cada um deles.
Autoconhecimento
Muitos gestores ainda se mostram descrentes em relação à aplicação de métodos de desenvolvimento e de autoconhecimento vinculados a carreiras ou ao ambiente profissional.
Há uma explicação para essa desconfiança: nos últimos anos o mercado assistiu a uma inundação de gurus e métodos infalíveis de autoconhecimento e motivação. O problema é que, muitas vezes, as tais técnicas não passam de meras cópias pobres e mal desenvolvidas de teorias de coaching presentes na internet.
Por conta disso, não utilizam adequadamente as bases científicas envolvidas nesse tipo de estudo, nem contemplam análises propriamente ditas.
A inclusão do perfil comportamental pode alterar bastante o rumo dessa história. Se a pessoa identifica os principais traços da sua personalidade, ela tem mais condições de entender como processar e lidar com as informações.
Recrutamento e seleção
Já ouviu a frase “contrata-se pelo currículo, demite-se pelo comportamento”?
Infelizmente isso acontece com frequência, porque na maioria dos processos seletivos os entrevistadores e gestores focam em habilidades técnicas e deixam as comportamentais para depois.
Mas é preciso que mesmo o candidato preenchendo todos os requisitos técnicos e tendo os níveis de formação desejados, tenha também um perfil comportamental apropriado com aquilo que você espera do profissional que vai ocupar determinado cargo.
A análise sobre o perfil comportamental ajudará bastante nesse momento, uma vez que, além da habilidade técnica, a empresa terá como considerar as competências comportamentais.
Agora que você sabe o que é perfil comportamental e quais são as características de cada um deles, ficou mais fácil fazer a gestão, não é mesmo?
Mas fique atento: fazer o mapeamento não é rotular estereótipos ideais para cada função. É preciso entender como cada ser humano, de forma individual, pode ser melhor desenvolvido, além de enriquecer a pessoa com o autoconhecimento.